Por Ismael Costa e Paulo Veiga – Hipnoterapeutas da Anima
Embora o final de ano seja frequentemente associado à alegria e celebração, para muitos, entretanto, esse período também traz consigo uma carga significativa de stress. Em dezembro, quando encerramos ciclos e compartilhamos momentos festivos, os níveis de stress podem atingir patamares elevados devido a uma variedade de fatores, desde sobrecarga no trabalho até expectativas sociais e reflexões sobre o ano que passou.
Mas, afinal, Porque nos stressamos Tanto no Fim de Ano?
Segundo a International Stress Management Association (ISMA), o nível de stress aumenta em média 75% em dezembro. Uma pesquisa revelou que, dentre pessoas entrevistadas, 75% ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir.
Fatores Desencadeadores do Stress de Fim de Ano:
1. Sobrecarga no trabalho
2. Muitos gastos com presentes e festas
3. Correria para comprar presentes
4. Organização de confraternizações
5. Excesso de compromissos e pendências
6. Sensação de falta de tempo
7. Reflexão constante sobre o ano que passou
8. Expectativa e ansiedade para o próximo ano
9. Autocobrança para agradar na festa de família
Como Evitar e Controlar o Stress de Fim de Ano?
1. Seja Gentil Consigo Mesmo:
– Reconheça que fez o seu melhor neste ano desafiador. Não se cobre excessivamente. Tire um tempo para se entender e se amar.
2. Coloque Limites:
– Saiba dizer “não” para tudo que te prejudique e defina limites realistas para compromissos, trabalho e gastos. não adianta colocar metas que não conseguirás cumprir e sentir-se culpado depois.
3. Organize Seus Gastos:
– Estabeleça um limite de gastos com presentes e opte por gestos atenciosos. Não gaste excessivamente porque isto pode causar preocupações e gerar ansiedade por ter gasto o que mão podia.
4. Adapte as Confraternizações:
– Busque novas formas de celebrar, priorizando a segurança, seu bem-estar e principalmente sua saúde mental.
5. Divida as Tarefas:
– Peça ajuda, seja nos compromissos familiares ou no trabalho. Se não, irá sentir-se sobrecarregado o que desencadeara outros diversos problemas associados, como insônia, preocupações e ansiedade.
6. Foque no Lado Positivo:
– Não deixe pequenos contratempos estragarem seu dia.Tente sempre ver o lado bom de tudo o que está a acontecer a sua volta e sempre agradeça pelo que tem, só assim poderá ter mais.
7. Respire Profundamente:
– Pratique exercícios de respiração para acalmar a mente, se ainda não sabe como, ensino-vos no meu canal do Instagram. (link do reels)
8. Reserve um Tempo para sí:
– Dedique momentos a atividades que promovam relaxamento e autocuidado, tirar um tempo para sí, não é egoísmo, e necessidade. se queres saber mais como praticar o autocuidado neste fim de ano, também separamos uma matéria para ajudar. (link do post)
9. Reconheça Seus Sentimentos:
– Não se force a ser feliz; é aceitável expressar emoções, especialmente em um término de ciclo. Veja todas as conquistas e perdas que teve ao longo do ano e análise isto como algo construtivo para melhorar no próximo ano.
10. Mantenha Hábitos Saudáveis:
– Durma bem, mantenha uma dieta equilibrada, evite o excesso de álcool e pratique atividade física. Os hábitos bons costumamos deixa-los de lado quando o ano chega próximo do fim, mas precisamos estar sempre atentos a ter bons hábitos para conseguir um corpo e uma mente saudável.
Os Benefícios da Hipnoterapia:
Além destas dicas, considerar a hipnoterapia pode ser uma estratégia valiosa no controlo do stress. A hipnoterapia, com a orientação da maior clinica de hipnose de portugal, a Anima hipnoterapia oferece técnicas eficazes para lidar com o stress e promover o bem-estar mental. Incorporar essa abordagem pode ser um passo importante rumo a um fim de ano mais tranquilo e equilibrado.
Em resumo, embora o stress de fim de ano seja comum, adotar práticas saudáveis e explorar terapias alternativas, como a hipnoterapia, pode fazer toda a diferença. Cuide da sua saúde mental e permita-se vivenciar um final de ano mais sereno e positivo.